O exame demissional de funcionário é uma avaliação que tem como objetivo diagnosticar se o funcionário não apresenta, em seu processo de desligamento, alguma doença que tenha sido contraída no ambiente de trabalho. Ele é realizado com a finalidade de preservar a saúde dos funcionários e o patrimônio da empresa.
O que é o exame demissional de funcionário?
O exame demissional de funcionário é uma avaliação médica ocupacional obrigatório para aquela pessoa que está se desligando definitivamente de seu ambiente de trabalho. É uma forma de prevenção à saúde do trabalhador e de diagnóstico de qualquer risco ou doença ocupacional adquirida durante o tempo de trabalho.
Como funciona?
O exame demissional de funcionário é realizado de acordo com o perfil ocupacional e a área de atuação do colaborador. Geralmente, é feito um exame clínico, alguns testes laboratoriais, aferição de sinais vitais, além de acompanhamento odontológico e psicológico. Com as informações reunidas, o médico consegue emitir o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).
Vantagens do exame demissional de funcionário
- Protege a saúde dos funcionários: O exame detecta doenças relacionadas ao trabalho e garante um diagnóstico precoce de qualquer sintoma.
- Cumprimento da legislação trabalhista: O exame é obrigatório para manter a empresa em dia com as obrigações trabalhistas.
- Geração de economia: Ao realizar o exame regularmente, a empresa evita ações trabalhistas que geram custos desnecessários.
- Preservação do patrimônio: O exame identifica quaisquer problemas de saúde relacionados à sua atividade profissional.
O exame demissional de funcionário é fundamental para preservar a saúde dos trabalhadores e o patrimônio das empresas. Não deixe de um serviço tão importante. A Clínica Unirocha oferece um serviço diferenciado para a realização de exame demissional de funcionário. Peça uma cotação e saiba como podemos ajudar.