O exame toxicológico no ambiente de trabalho é um procedimento médico-legal de suma importância para as empresas, pois tem como objetivo avaliar a presença de substâncias tóxicas e/ou nocivas à saúde dos profissionais, bem como para o próprio ambiente de trabalho. É importante destacar que alguns fatores como trabalho em altura, uso de EPI e jornadas podem ser considerados nocivos à saúde dos trabalhadores.
Como funciona o exame toxicológico no ambiente de trabalho?
Avaliação Médica e Toxicológica:
A avaliação consiste no preenchimento de um questionário médico-social, bem como de exames complementares, como exame físico, testes laboratoriais e audiometria, para detecção de problemas relacionados à saúde dos profissionais. Após a avaliação, o profissional pode ser direcionado à uma consulta médica para uma avaliação mais detalhada.
Exame Toxicológico:
Por meio do exame toxicológico, são avaliados os níveis de substâncias tóxicas presentes no sangue e nas excretas do trabalhador, para avaliar seu estado de saúde e seu nível de exposição a substâncias tóxicas.
Vantagens do Exame Toxicológico no Ambiente de Trabalho
- Garante a saúde dos profissionais; Identifica a exposição dos trabalhadores à substâncias tóxicas; Reduz os riscos de doenças ocupacionais e problemas relacionados à saúde dos profissionais; Agiliza o diagnóstico e tratamento de doenças ocupacionais; Protege a empresa de problemas judiciais relacionados à saúde dos profissionais.
O exame toxicológico no ambiente de trabalho é imprescindível para a saúde dos trabalhadores, bem como para o bom andamento das atividades. Se você deseja investir na saúde de seus colaboradores, conte com a Clínica Unirocha, especialista em Saúde - Medicina E Segurança Do Trabalho, para realizar o exame toxicológico com qualidade e segurança.