O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), também conhecido como exame admissional, é essencial para qualquer empresa que possua mais de 10 colaboradores. Esta norma exige que, antes de um novo colaborador se apropriar do local de trabalho, seja realizado o exame admissional para constatação da sua saúde.
O que é o exame admissional PCMSO?
O Exame Admissional PCMSO é um programa estipulado pelo Ministério do Trabalho que visa à prevenção de doenças ocupacionais. O seu principal objetivo é avaliar o estado de saúde do colaborador recém-chegado ao empregador, para que se possa identificar precocemente possíveis doenças ou lesões que possam ser desenvolvidas pelas atividades do trabalho.
Como funciona o exame admissional PCMSO?
Exame clínico:
O exame clínico é obrigatório para todos os colaboradores que trabalham em condições insalubres ou especiais. Nele serão identificadas doenças preexistentes ou possíveis doenças, lesões ou incapacidades geradas pela atividade profissional.
Exames complementares:
Além do exame clínico é possível fazer exames complementares, também conhecidos como exames laboratoriais, como por exemplo o exame de fezes, exame de urina, exames de sangue, etc.
Vantagens do uso de Exame Admissional PCMSO
- Promoção da saúde e bem-estar dos colaboradores; Fazer diagnósticos precisos de doenças ocupacionais; Eliminar riscos de acidentes de trabalho; Promover a segurança nos locais de trabalho; Diminuir custos de saúde; Estar em conformidade com a lei;
O exame admissional PCMSO é uma garantia de segurança e de bem-estar aos colaboradores que trabalham em determinado local. Por isso, é muito importante contar com o apoio de uma empresa especializada para garantir que todas as normas sejam cumpridas. Se você busca profissionais qualificados e com preços acessíveis, não deixe de conferir os serviços da Clínica Unirocha, referência em Saúde - Medicina E Segurança Do Trabalho.