O exame toxicológico de urina é um dos exames adotados para detectar o uso e/ou abuso de substâncias psicoativas. Ele analisa possíveis drogas presentes nos rins do paciente, identificando assim o nível de toxinas e o tempo de uso da mesma. Realizado pelo coleta de uma amostra de urina, é uma ferramenta bastante confiável para a obtenção de resultados.
O que é o exame toxicológico de urina?
O exame toxicológico de urina é um dos testes com maior confiabilidade para a detecção de substâncias como drogas ilícitas e medicamentos, além de álcool. Ele funciona por meio de uma coleta de amostra de urina que, dependendo da análise, identifica a presença de algumas drogas nas células renais e/ou sua excreção.
Como funciona o exame toxicológico de urina?
O exame toxicológico de urina funciona por meio da coleta de material biológico e análise laboratorial das amostras obtidas. Após a coleta da amostra, ela é recolhida para o laboratório, onde é realizada a análise toxicológica. A partir daí, é possível identificar o nível de toxinas e o tempo de uso da mesma.
Vantagens do uso do exame toxicológico de urina
- Alta confiabilidade para a detecção de drogas;
- Bastante utilizado por profissionais da área da saúde;
- É um exame de baixo custo;
- Resultado disponível com rapidez;
- É simples de ser aplicado;
- Informações detalhadas sobre o nível de toxinas e a duração do uso da droga.
O exame toxicológico de urina é muito útil para profissionais que trabalham no âmbito da saúde, seja para a avaliação clínica do paciente ou também para determinar se houve o uso de substâncias ilícitas. Se você está precisando desse serviço, não deixe de contar com a CLINICA UNIROCHA, especialista em exames toxicológicos de urina e com soluções personalizadas em planejados.